História
Fabricada pela Yamaha entre 1981 e 1997 a DT 180 fez história no Brasil. Essa máquina é reconhecida até hoje por ser muito utilizada em trilhas e ser o caminho de entrada para inciantes. Foi propulsora do motocross no pais, sendo vencedora do Enduro da Independência onde demostrou sua força com motor 2 tempos. Esse que necessita colocar óleo misturado ao combustível, essa necessidade é reconhecida com uma desvantagem para quem anda no asfalto, o cheiro de óleo na roupa é complicado.
Motivos de compra.
Essa moto se tornou a queridinha tanto para asfalto quanto nas trilhas, devido ao baixo custo de manutenção e mecânica simples, além de ser leve com apenas 102 kg, e ser baixa , o que ajuda evitar quedas. Ainda falando de sua mecânica ela possui suspensão traseira monoamortecida do tipo Mono- Cross, escapamento que passa por cima do motor, alto e seguro, evitando entrada de água e terra.
O motor é um 2 tempos de 176,4cc3 proporciona um ótimo desempenho com um bom torque e baixa rotação, além disso ela possui 19,6cv à 8.000 rpm.
Evoluções
A Vesão DT 180 Super teve seu lançamento em 1983 como uma evolução da DT 180. Trouxe muitas novidades como a caixa de câmbio de 6 velocidades, tubos da balança retangulares, que são muito mais resistentes a torções e facilitam o acesso ao amortecedor. Nessa versão ela ganhou banco vermelho e grafismo diferenciado ficou sendo a mais completa custando 7,7% a mais. A DT 180 continuou em catálogo como modelo mais simples.
Modificações
As duas versões da DT 180 continuaram com o sistema elétrico de 6 volts e com os freios dianteiro e traseiro à tambor. Em 1984, antes do lançamento da nova versão surge a DT180L, com novo grafismo e sistema elétrico de 12V. Em 1988 a linha DT ganhou a nova Versão Z no qual veio a ser o modelo top de linha, ela ganhou freio a disco dianteiro, aparti dessa data até finalizar sua produção, a linha DT 180 ganhou poucas modificações como: Mais furos no disco para aumentar a eficiência e regulagens no carburador.
Fontes:
- https://www.yamaha-motor.com.br/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Yamaha_DT_180
Nenhum comentário:
Postar um comentário