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segunda-feira, 18 de julho de 2016

Você sabe como olhar uma moto usada? Não, então veja algumas dicas!


Chegou o grande momento de comprar a sua motoka, mas a grana tá curta, e ai o que fazer?
Normalmente a saída é recorrer as motos usadas. Essas guerreiras que batalharam nas ruas, ou nas estradas, possuem um certo desgaste, que podem ir de pequenos detalhes, como troca de pastilha ou até um motor prestes a fundir.

Comprar uma moto usada demanda vários cuidados que devemos tomar, além disso, o tempo é um excelente aliado, quando temos um pouco sobrando, o que é raro atualmente, devemos utilizar para escolher a moto perfeita. Todos conhecemos aquela pessoa paciente que consegue os melhores negócios, paga o menor valor, ou compra algo perfeito que você nunca viu igual. Essa pessoa tem tempo e paciência  para esperar, esse é o motivo de conseguir os melhores negócios. 

Antes de relatar os detalhes que devem ser vistoriados na hora de comprar a sua moto, é bom lembrar que se você possuir uma pessoa que entenda muita sobre de motos, exemplo um mecânico ou um ancião das motokas, tipo aquele seu Tio ou seu pai, então solicite que ele o acompanhe, agora se você não possuir ninguém siga os pontos que iremos detalhar a risca, e seja feliz com sua nova paixão .

A procura nos classificados.

imagem de classificados

Geralmente quando vamos analisar uma moto usada, procuramos em classificados como Olx, Mercado Livre e analisamos as fotos que são expostas, nesse caso der preferência as motos que possui várias imagens assim você consegue ter uma visão melhor dos detalhes, verifique amassados, arranhões, se a cor está desbotada, além disso fique atento aos detalhes como informações de KM e documentação, esses filtros ajuda evitar surpresas no primeiro contato com vendedor.

Primeiro contato com a moto.


Após a analise dos classificados temos que marca para ver a motocicleta pessoalmente, portanto marque em um local bem iluminado pela luz solar, evite garagens, estacionamentos, porque o ambiente escuro ajuda a mascarar as imperfeições. Primeira coisa a se fazer é uma visão geral verificando do pneu traseiro ao dianteiro.
Procure arranhões na bengala geralmente em quedas essa parte entra em contato com a superfície,
arranhões no painel, guidão, retrovisor, tanque e pedaleira esses locais são os primeiros a tocar o solo.

Remendos na estrutura


Pode parecer exagero mas com a onda dos leilões, os vendedores estão fazendo de duas ou três motos uma perfeita é isso mesmo! Compra sucatas e vão remendando até fazer uma. Fique de olho no chassi, normalmente ao acontecer uma batida a parte frontal no pescoço do quadro, onde fica o numero do chassi entorta de maneira que não tem como recuperar então eles cortam o quadro com baixa no Detran e soldam nesse que está com problema. Além disso em peças que não aparentam com tempo de uso ou kilometragem rodada, pode ser que seja de outra magrela.

Relação e pneus.


Pode parecer bobo, ficar olhando isso mas o preço dos pneus de motocicletas são caro em comparação ao de um carro, uma scooter por exemplo dependendo da marca pode ser até mais caro que de um carro popular. Motos acima de 600 cilindradas tem pneus acima de R$500,00, isso depende da marca e claro. A relação é outra coisa que é cara se for original, podemos comparar a da Fazer 250 que paralela sair por volta de R$130,00 e a original por volta de R$550,00 em redes autorizadas.


O pneu e fácil de verificar, olhe se tem os frisos profundos no seu centro, já a relação verifique se as engrenagens  estão  pontiagudas se tiver pode está na hora de trocar, fique de olho no esticador de corrente se tiver na última regulagem realmente tá na hora
de trocar.

Motor


Primeira coisa a se olhar se existe vamento de óleo, verifique debaixo do motor e se estar pingando 
no chão. Com o motor frio ligue ela, se sentir que ela estar com dificuldade de ligar pode ser problema na parte elétrica. A bateria pode estar fraca ou retificador que não controla a carga. Após ligar verifique se existe algum barulho fora do ciclo do motor, algum metal batendo, que pode ser folga no pistão. Verifique se no cano de descarga sai alguma fumaça de cor branca, se estiver é provável que ela esteja queimando óleo.

Informações com o proprietário


Verifique com ele se fez as revisões que o manual do proprietário solicita, verifique se trocou óleo da suspensão, pastilhas de freio, lona, óleo e filtro. Pergunte se já sofreu algum acidente, se tiver ocorrido verifique como foi a batida, se for frontal pode empenar a bengala.

Documentação.

Fique de olho para não cair em golpes, se possível já solicite ao proprietário informações da placa e chassi, para consulta antes de ver a moto, assim você verifica informações se não é roubada ou possui documento atrasada. Exite um aplicativo chamado Sinesp cidadão que verifica se o veiculo é roubado, faça uma consulta.

Conclusão


Portanto a compra de uma motoka usada, como relatado a cima demanda vários aspectos e cuidados que devem ser tomados, não devemos sair comprando a primeira que vemos em nossa frente, achando que aquela é a unica moto do mundo, se você procurar com cuidado vai achar a que encaixa perfeita no seu orçamento e a qualidade ideal.

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